NOSSO DIFERENCIAL

Localizado próximo às margens do Rio Uruguai como atrativo natural para pesca e esportes náuticos, rodeado por uma natureza de gramados bem aparados e muita sombra, o Balneário é conhecido como sendo um lugar tranquilo onde o visitante pode realmente descansar e ter seu lazer em contato com a natureza local e usufruir das preciosas águas termais minerais à 37,7ºC na fonte que proporcionam muitos benefícios para saúde humana.
Atendemos aos visitantes o ano todo em 2 turnos(08:00 as 12:00 e 13:30 as 18:00 horas) estendendo-se na alta temporada o turno da tarde até as 20:00 horas.

Em 1907 surgiu um Senhor chamado Manuel Francisco dos Santos, com sua esposa Dona Maria Sabina da Conceição, às margens do Rio Uruguai no local denominado Cascata, em terras Gaúchas. Notaram que do outro lado a caça era abundante (Ilha Redonda). Atravessou o rio com uma canoa e lá seu Manuel em uma de suas caças abate sua presa e pede para Maria Sabina busca-la. No local um grande banhado, Dona Maria cai num sumidouro e pede socorro. Notam aí o calor das águas. Cavam banheiras em cedro e canjerana para banhar-se.

O casal programa viagem a Nonoai-RS para fazer suas compras, e, espalham o achado a população e a curandeiro, estes se encarregam de espalhar e a receitar as águas quentes, começam a aparecer os que buscam saúde.

Em 1911 surge o primeiro morador de Ilha Redonda, a família Ávila de Lima.

Em 1915 a Companhia DAHNE CONCEIÇÃO mede as terras para colonização, até então pertencentes ao Estado. Frederico Jorge Logemann requere 79 hectares de terras onde está localizada as Thermas da Ilha. Em 1921 chegam a Ilha as famílias Knapp e Hoehne que vinham em busca de resolver problemas de saúde.

Em 1924 Frederico constrói um moderno Hotel aos padrões da época Grande Hotel. Dentre seus vários gerentes o amigo alemão Henrique Claudy que veio a Ilha para resolver seus problemas de saúde decorrentes da Primeira Guerra Mundial (1914). O Grande Hotel desativado após as enchentes de 1983 e 1984 até o ano 2012 foi totalmente revitalizado, reabrindo suas portas em novembro de 2012

Também no mesmo ano (1924) Frederico constrói o primeiro balneário de madeira para maior conforto dos turistas que até então se utilizavam das banheiras cavadas pelo casal de caçadores e outras cavadas por ele.

Os banhistas que vinha do Rio Grande do Sul faziam a travessia do rio em uma grande canoa especialmente construída para esse fim.

Em 1938 Logemann oficialmente requer o direito de lavras das águas minerais junto ao Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM).

Até meados dos anos 40 a Ilha era bastante freqüentada, mas foi daí que ela se tornou mais conhecida e famosa pelo poder curativo de suas águas thermais.

Em 1945 Henrique Claudy até então gerente do Grande Hotel constrói o seu próprio, Hotel Brasil, até hoje em atividades, o curioso que ele deu esse nome para evitar perseguições por ser imigrante.

Com o aumento do fluxo de turistas e tráfego de automóveis vindo do Rio Grande do Sul tornou-se necessário a instalação de uma barca para travessia do rio.

No início dos anos 50 a família Erpen edifica o Hotel Glória, desativado em 2013 pela família, estando a venda para interessados no ramo de Hotelaria.

Em 1952 Helmuth Timm assume a gerência do Balneário e inicia uma nova forma de captação das três fontes Minerais e inicia as obras de construção do novo balneário em alvenaria, considerado de padrão sofisticado a época, para atender a demanda e maior conforto dos turistas, colocando banheiras com águas quentes, sendo que a construção ficou concluída no ano de 1957.(em atividades hoje).

Em 1957 Ilha Redonda ganha mais um hotel o (Lucca) e a pensão (Tívolli) totalmente destruídos pelas grandes enchentes de 1965.

A família Logemann administra as Thermas até o ano de 1987, quando repassa a administração do balneário ao Poder Público Municipal de Palmitos.

Em 1989 é perfurado um poço que surpreendentemente jorra 27 mil litros/hora, que abastece piscinas e banheiras a uma temperatura de 37ºC na fonte por gravidade somando-se as outras três fontes já existentes.

Em 1999 a Família Logemann decide vender o Balneário e na oportunidade três empresários Palmitenses compram o complexo Termal.

Em 2002 foi fundada a Pousada Recanto da Ilha Redonda, localizada na margens do Rio Uruguai oferecendo um espaço jovem e diferenciado unindo o rústico ao refinado para maior comodidade aos visitantes e seus clientes, oferecendo também serviços de pesca esportiva, passeio de barco e outros.

ESTRUTURA FÍSICA DO COMPLEXO

1 Prédio construído nos anos 50 onde funciona a recepção, loja, vestiários e sanitários, 3 banheiras de hidromassagem, 2 banheiras de imersão, guarda volumes e torneiras onde o visitante pode beber e levar água termal mineral direto da fonte; Uma lanchonete com capacidade em área coberta para 100 pessoas que atende o ano todo no mesmo horário de banhos com cardápio (pastéis, torrada, porções, bebidas e sorvetes), TV SMART 42 pol c/SKY ; Uma área com sombra para chimarrão, atualmente com acesso free; 3 conjuntos de vestiários/sanitários localizados próximos as piscinas e lanchonete; 01 chuveirão de 13×6 m semicoberto; 01 piscina p/adultos coberta 17×9 e 02 piscinas p/crianças cobertas de 4×5 (todas abastecidas com pura água termal mineral direto da fonte sem tratamento químico – troca da água e limpeza diária das piscinas); 01 piscina p/adultos coberta 17×8,5m com tratamento/filtro; 01 piscina olímpica aberta 20x50m com água tratada (limpeza semanal); 01 tobogã de 27 m com piscina 4x11m e piscina infantil com escorregador (água tratada/filtro). Mais de 450m² de área para banho de sol e em torno de 650m² de área com sombra junto as piscinas. OBS.: Todo o complexo de piscinas e banheiras é abastecido por um poço artesiano jorrante de 150 m de profundidade que fornece 27 mil litros/hora de água termo mineral à 37,7ºC. sendo o PH de 8,44. CLASSIFICAÇÃO DA ÁGUA: Água Mineral Alcalino-Bicarbonatada, Sulfatada, Fluoretada, Litinada, Sulfurosa na Fonte e Isotermal na Fonte. (Atende os critérios legais de ingestão humana, cf. RDC ANVISA 274/05 E 275/05 E cf. ANÁLISE DO LAMIN).AS ÁGUAS TERMAIS DE ILHA REDONDA SÃO CONSIDERADAS ENTRE AS MELHORES DO BRASIL.